Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Mais de 3 mil russos foram presos em cidades de todo o país por protestar contra o ataque da Rússia contra a Ucrânia.
A OVD-Info, uma organização russa de monitoramento de protestos, disse em um post no Twitter na tarde de sábado que 3.093 pessoas foram presas na Rússia por protestar contra a invasão da Ucrânia pelo país desde que começou na noite de quarta-feira.
Na quinta-feira, primeiro dia da invasão, pelo menos 1.967 russos foram presos por protestar, segundo a organização.
No segundo dia, pelo menos 634 pessoas foram detidas pelas autoridades, informou a OVD-Info. No sábado, pelo menos 492 foram presos por apoiar a Ucrânia.
Os milhares de manifestantes presos podem enfrentar duras repercussões legais, já que o governo russo alertou na quinta-feira que os protestos eram ilegais.
“A lei prevê punições severas para a organização de tumultos em massa, bem como para a resistência aos policiais. De acordo com o Código Penal da Federação Russa, as pessoas que cometeram tais atos ilegais podem ser presas”, escreveu o Comitê Investigativo da Rússia.
Protestos eclodiram em cidades ao redor do mundo se opondo à invasão, que foi amplamente condenada pela comunidade internacional e levou os EUA e seus aliados a impor várias rodadas de sanções contra a Rússia.