Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu neste sábado (5) aos senadores dos EUA em uma teleconferência para adotar um embargo de petróleo à Rússia e pressionar os países do Leste Europeu a fornecer aviões de fabricação russa para seu país.
Segundo a Fox News, Zelensky afirmou que um embargo de petróleo seria a sanção mais significativa que os EUA poderiam impor – mais significativa do que desconectar os bancos russos do sistema de mensagens financeiras SWIFT, que os países ocidentais concordaram em fazer na semana passada.
O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer (DN.Y.), disse em um comunicado após a reunião que faria “tudo o que puder” para ajudar o governo Biden a facilitar a transferência de caças de países do Leste Europeu para a Ucrânia.
A reunião ocorre depois que Zelensky, em uma dura repreensão à OTAN por se recusar a estabelecer uma zona de exclusão aérea, disse que os países ocidentais estão dando “luz verde para mais bombardeios de cidades ucranianas”.
Zelensky disse no início desta semana que, se os EUA e a Otan não estabelecerem uma zona de exclusão aérea, eles deveriam fornecer à Ucrânia aviões de guerra para se defender contra o ataque aéreo da Rússia.