Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (21), os Estados Unidos acusaram as forças russas de cometer crimes de guerra na Ucrânia e disse que ajudaria a reunir evidências deles, pois acusou o Kremlin de realizar ataques indiscriminados como parte de uma estratégia intencional no conflito, Reuters relatórios.
“Certamente vemos evidências claras de que as forças russas estão cometendo crimes de guerra e estamos ajudando na coleta de evidências disso”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby , em entrevista coletiva.
“Mas há processos investigativos em andamento, e vamos deixar isso acontecer. Vamos contribuir para esse processo investigativo. Quanto ao que resultaria disso, não é uma decisão que a liderança do Pentágono tomaria.”
Na quarta- feira passada, o presidente dos EUA, Joe Biden , disse a um repórter em um evento na Casa Branca que acha que o presidente russo, Vladimir Putin , é um criminoso de guerra, levando Putin a ameaçar cortar os laços entre a Rússia e os EUA.
Um dia depois, em um evento no Capitólio em Washington para marcar o Dia de São Patrício, Biden chamou Putin de “ditador assassino” e “bandido puro”.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken , foi questionado sobre o que ele pensava sobre Biden, dizendo que acha que Putin é um criminoso de guerra e Blinken disse : “Pessoalmente, eu concordo com ele… Alvejar intencionalmente civis é um crime de guerra. Acho difícil concluir que os russos estão fazendo o contrário.”