Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão.
O oligarca russo Roman Abramovich e negociadores de paz ucranianos sofreram sintomas de suspeita de envenenamento após uma reunião em Kiev no início deste mês, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.
A informação é do jornal “The Wall Street Journal” (WSJ) e foi divulgada nesta segunda-feira (28). O site de jornalismo investigativo Belling Cat, sediado na Holanda, que tem acompanhado a crise entre Ucrânia e Rússia, afirma que confirmou com suas fontes as mesmas informações que o diário americano.
Após a reunião na capital ucraniana, Abramovich, que viajou entre Moscou, Lviv e outros locais de negociação, bem como pelo menos dois membros seniores da equipe ucraniana desenvolveram sintomas que incluíam olhos vermelhos, lacrimejamento constante e doloroso e descamação pele no rosto e nas mãos.
Esta suspeita de envenenamento será apontada por Moscou, como tentativa de sabotar as negociações de paz, mas, até ao momento, o Kremlin não fez qualquer comentário quanto as acusações.
Desde a suposta tentativa de envenenamento, Abramovich e os negociadores ucranianos melhoraram e não correm risco de vida.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que se encontrou com Abramovich, não foi afetado, afirmou o The Wall Street Journal.