Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão
Vira Girich, jornalista e produtora ucraniana da Radio Liberty, morreu em Kiev depois que mísseis russos atingiram seu prédio residencial, informou o serviço ucraniano da Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL) nesta sexta-feira (29)
“Estamos profundamente tristes com a morte de nosso funcionário de serviço ucraniano Vira Hyrych em Kiev à noite. Perdemos uma querida colega que será lembrada por seu profissionalismo e dedicação à nossa missão”, disse o presidente da RFE/RL, Jamie Fly, em comunicado.
“Estamos chocados e indignados com a natureza sem sentido de sua morte em casa, no país e na cidade que ela amava. A memória dela inspirará nosso trabalho na Ucrânia e no exterior por muitos anos”.
O serviço ucraniano da RFE/RL observou que o corpo de Girich foi encontrado na manhã de sexta-feira após o bombardeio da cidade na quinta-feira, informando que um míssil russo atingiu sua casa.
Girich trabalhou com canais de TV ucranianos antes de ingressar no escritório da Rádio Svoboda em Kiev em fevereiro de 2018.
Autoridades e jornalistas lamentaram sua morte, a mais recente baixa entre os jornalistas que cobrem a guerra na Ucrânia, nas redes sociais.
“A Rússia matou Vira Hyrych, uma jornalista da @RFERL . Ela estava indo para a cama quando um míssil balístico russo atingiu seu apartamento no centro de Kiev. A barbárie da Rússia é incompreensível. Apelamos às organizações de mídia para que condenem o assassinato de Vira e todos os outros ucranianos inocentes”, tuitou Oleg Nikolenko, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia.
“O ataque com mísseis russos de ontem em Kiev matou meu colega da mídia. Vira Hyrych, produtor da @RFERL , morreu como resultado de uma greve russa em um quarteirão residencial. O corpo dela foi encontrado sob os escombros pela manhã. O apartamento de outro amigo foi danificado. Chega perto de casa”, disse Olga Tokariuk, jornalista independente radicada na Ucrânia .
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em um discurso na quinta-feira que a Rússia usou cinco mísseis contra Kiev naquele dia, no mesmo dia em que o chefe da ONU estava visitando.
“E isso diz muito sobre a verdadeira atitude da Rússia em relação às instituições globais. Sobre os esforços da liderança russa para humilhar a ONU e tudo o que a Organização representa. Portanto, requer uma resposta forte”, disse Zelensky, criticando o último ataque da Rússia .