Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Alemanha, país que preside o G7 este ano, anunciou nesta segunda-feira (2) os países convidados para a próxima cúpula do grupo, em junho. O grupo de países desenvolvidos formado por EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão e Canadá, além da União Europeia, costuma convidar para suas cúpulas alguns países que apresentem relevância no momento.
Os países convidados do encontro, em que as principais economias mundiais discutem alguns temas de relevância do momento e anunciam medidas conjuntas, costumam ser selecionados por adotarem um papel de destaque no cenário mundial.
Berlim chamará os líderes da África do Sul, da Índia, da Indonésia e do Senegal para o encontro deste ano. O Brasil novamente ficará de fora, é a 3ª vez consecutiva.
Na última edição, realizada no ano passado no Reino Unido, Austrália, Índia, África do Sul e Coreia e do Sul foram os países convidados.
Em 2020, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, chegou a dizer que seria convidado para a reunião do G7, que naquele ano era presidido pelos EUA, então comandado por Donald Trump. Por conta da pandemia, no entanto, o encontro foi adiado, e o Brasil acabou descartado novamente da lista.
Em 2019, o Brasil também ficou de fora.