Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Volodymyr Zelensky , disse para os ucranianos nesta segunda-feira (9) que eles prevaleceriam sobre os invasores russos, assegurando-lhes que suas terras foram “semeadas com balas e granadas, mas nenhum inimigo foi capaz de criar raízes aqui”.
Zelensky marcou o Dia da Vitória – um dos feriados mais importantes na Rússia, observando a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial – com um discurso gravado enquanto as forças ucranianas continuam lutando contra as forças russas quase três meses após o início da invasão.
“Muito em breve haverá dois Dias da Vitória na Ucrânia”, disse Zelensky. “Não há grilhões que possam prender nosso espírito livre. Não há ocupante que possa criar raízes em nossa terra livre. Não há invasor que possa governar nosso povo livre. Mais cedo ou mais tarde nós vencemos.”
A Ucrânia tem uma forte resistência à invasão de Moscou, derrotando as tropas russas da região capital de Kiev e rechaçando uma nova ofensiva na região leste de Donbas.
O presidente russo, Vladimir Putin, que justificou a invasão como uma “operação militar especial” destinada a “desnazificar” a Ucrânia e resgatar seu povo do controle ocidental, também observou o Dia da Vitória.
Falando na Praça Vermelha em Moscou, Putin comparou a luta da União Soviética contra os agressores nazistas às forças russas na Ucrânia, segundo a Associated Press , dizendo que a Rússia estava “lutando pela Pátria, para que ninguém esqueça as lições da Segunda Guerra Mundial e não haverá lugar no mundo para carrascos, carrascos e nazistas”.