Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Papa Francisco anunciou 10 novos santos durante a primeira cerimônia de canonização no Vaticano em mais de dois anos neste domingo (15).
Entre os 10 novos santos está Titus Brandsma, um padre e jornalista holandês que foi morto em um campo de concentração nazista em 1942. Os outros incluem um indiano convertido do século 18 conhecido como Devashayam, bem como quatro padres e quatro freiras que fundaram ordens religiosas em Europa, de acordo com a Associated Press.
Um grupo de jornalistas holandeses e alemães propôs que Brandsma, que trabalhava para combater a propaganda nazista nos jornais, fosse nomeado co-padroeiro dos jornalistas. Francisco ainda não respondeu à proposta.
O atual padroeiro dos jornalistas é São Francisco de Sales.
Devashayam, também conhecido como Lázaro, evangelizou as classes mais baixas na Índia antes de ser preso e executado em 1752, segundo a AP.
Tanto Brandsma quanto Devashayam são considerados mártires.
Francisco caminhou para cumprimentar cardeais e bispos por cerca de 15 minutos após a cerimônia, indicando uma melhora significativa na recente dor no joelho que o forçou a usar uma cadeira de rodas .