Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os governantes de Armênia e Azerbaijão concordaram em Bruxelas em elaborar um acordo de paz para a conturbada região de Nagorno Karabakh, foco de uma guerra em 2020, anunciou no domingo o presidente do Conselho Europeu.
O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, tiveram uma discussão “franca e produtiva” mediada pela União Europeia (UE) em Bruxelas, disse Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.
“Os governantes concordaram em avançar nas discussões sobre o futuro acordo de paz que vai determinar as relações entre Armênia e Azerbaijão”, afirmou Michel em um comunicado.
O processo começara “nas próximas semanas”, segundo Michel. Ele enfatizou aos dois países que “é necessário velar pelos direitos e a segurança da população armênia em Karabakh”.
Nagorno-Karabakh, uma área de habitantes majoritariamente cristãos armênios localizada no Azerbaijão, é centro de disputas há décadas entre os dois vizinhos que integraram a União Soviética.
Em 2020, as tensões provocaram uma guerra que deixou mais de 6.500 mortos em seis semanas, antes de uma trégua mediada pela Rússia, sob a qual a Armênia cedeu partes do território que controlava há décadas.
Nas últimas semanas foram registrados protestos na capital armênia Yerevan contra a gestão do conflito por parte de Pashinyan.
*Com informações de AFP