Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na quinta-feira (26), o ditador da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, ordenou a criação de um novo comando militar para o sul do país, na fronteira com a Ucrânia. “Uma nova frente se abriu e não podemos deixar de prestar atenção a ela”, disse.
Em uma reunião televisionada de oficiais de defesa, ele afirmou que o novo comando militar havia sido proposto no ano passado, mas precisa ser estabelecido imediatamente.
“Mesmo antes de criá-lo, somos obrigados hoje – rapidamente, em fuga, a elaborar a defesa de nossas fronteiras ao sul”, disse Lukashenko.
A Bielorrússia é uma aliada próxima da Rússia e permitiu que ela lançasse a ponta norte de sua invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro a partir do território bielorrusso.
Qualquer acúmulo de forças bielorrussas perto da fronteira pressionará ainda mais as forças armadas da Ucrânia, que se defendem contra ataques russos focados na região de Donbass, centenas de milhas (km) a leste.
No início deste mês, a Bielorrússia disse que planeja enviar tropas de operações especiais em três áreas perto da fronteira com a Ucrânia, enquanto Lukashenko falou sobre o papel dos mísseis fabricados na Rússia no reforço das defesas do país.