Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Biden elogiou o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan nesta quarta-feira (29) por retirar as objeções às propostas da Suécia e da Finlândia para ingressar na OTAN.
“Quero agradecer particularmente pelo que você fez ao montar a situação em relação à Finlândia e à Suécia, e todo o trabalho incrível que está fazendo para tentar tirar os grãos da Ucrânia”, disse Biden a Erdoğan durante uma entrevista individual. -uma reunião à margem de uma cimeira da OTAN em Madrid. “Você está fazendo um ótimo trabalho.”
Erdoğan disse acreditar que ambos os líderes “poderão voltar aos nossos países com as mãos ocupadas e com total satisfação” após a cúpula. Ele também elogiou Biden por sua liderança, chamando-a de “crucial em termos de fortalecimento da OTAN para o futuro”.
A reunião entre os dois líderes ocorreu um dia depois que a Turquia concordou em abandonar suas objeções à adesão da Suécia e da Finlândia à Otan, abrindo caminho para uma grande expansão da aliança. A Otan convidou formalmente a Finlândia e a Suécia a se juntarem à aliança na quarta-feira, depois que os dois países manifestaram interesse em ingressar em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Os três países concordaram em assinar um memorando aprofundando sua cooperação contra o terrorismo na terça-feira, abordando as preocupações da Turquia sobre os dois países nórdicos não fazerem o suficiente para reprimir o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que é considerado uma organização terrorista pela Turquia, os EUA. e outros.
Também houve ampla especulação de que os EUA poderiam anunciar um acordo para vender caças F-16 atualizados para a Turquia como parte do esforço para persuadir Ancara a apoiar a adesão da Suécia e da Finlândia.
Altos funcionários do governo disseram a repórteres na quarta-feira que os EUA não ofereceram concessões à Turquia para retirar suas objeções à adesão dos dois países nórdicos à aliança.
Ainda assim, um alto funcionário da defesa dos EUA sinalizou na quarta-feira que os EUA estão dispostos a vender F-16s para a Turquia.
“Os Estados Unidos apoiam a modernização de sua frota de caças da Turquia porque isso é uma contribuição para a segurança da OTAN e, portanto, para a segurança americana”, disse a secretária assistente de Defesa para Assuntos de Segurança Internacional, Celeste Wallander, durante uma entrevista com repórteres.
Uma leitura subsequente da Casa Branca da reunião entre Biden e Erdoğan não fez menção aos caças F-16.
“Os líderes discutiram seu apoio contínuo à Ucrânia em sua defesa contra a agressão russa, bem como a importância de remover os obstáculos russos à exportação de grãos ucranianos”, disse a leitura. “Eles também falaram sobre a importância de manter a estabilidade no Egeu e na Síria. O presidente Biden reiterou seu desejo de manter relações bilaterais construtivas e os líderes concordaram com a importância de consultas contínuas e estreitas entre nossos governos”.
A decisão da Turquia de permitir que a Finlândia e a Suécia se juntem à aliança é vista como uma conquista para Biden, que endossou pública e veementemente a expansão da OTAN em um evento na Casa Branca com os líderes dos dois países nórdicos em maio.
Funcionários do governo Biden estiveram envolvidos com a Turquia, Suécia e Finlândia nos bastidores. Biden fez um telefonema com Erdoğan na terça-feira – seu primeiro compromisso pessoal com o presidente turco em meses – em um sinal de que as negociações estavam progredindo.