Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O líder chinês Xi Jinping chegou a Hong Kong nesta quinta-feira (30), antes do 25º aniversário da transferência britânica e após uma transformação de dois anos, trazendo a cidade mais firmemente sob o controle do Partido Comunista. É a primeira viagem de Xi fora da China continental em quase 2 anos e meio.
Usando máscaras, Xi e sua esposa, Peng Liyuan, desceram de um trem de alta velocidade para serem recebidos por crianças agitando flores e bandeiras chinesas e de Hong Kong que gritavam “Bem-vindo, bem-vindo, calorosamente bem-vindo” em mandarim.
Em um evento encenado transmitido ao vivo pela TV chinesa, estudantes e outros se alinharam na plataforma de uma estação ferroviária de alta velocidade e encheram um tapete vermelho para cumprimentar o líder que fez sua primeira viagem fora da China continental em quase 2 anos e meio – uma escolha que destacou Os laços cada vez mais estreitos de Hong Kong com o continente. Acenando com pequenas bandeiras vermelhas chinesas e de Hong Kong, os alunos gritavam “Bem-vindos, bem-vindos! Boas vindas calorosas!” enquanto a líder da cidade, Carrie Lam, cumprimentou Xi e sua esposa, Peng Liyuan.
Sob a liderança de Xi, a China reformulou Hong Kong, reprimindo protestos, impondo uma rígida lei de segurança nacional usada para silenciar a dissidência, introduzindo um currículo mais “patriótico” nas escolas e reformulando as leis eleitorais para manter os políticos da oposição fora do Legislativo da cidade. As mudanças praticamente eliminaram as vozes dissidentes em um lugar antes conhecido por seu vibrante debate político e levaram muitos a sair.
Hong Kong e Macau são regiões administrativas especiais que são governadas separadamente do resto da China, conhecido como o continente chinês.
Xi não deixou a China desde que a pandemia do COVID-19 se instalou. A China manteve uma política rígida de “zero-COVID” que visa manter o vírus afastado. A última viagem ao exterior de Xi foi para Mianmar em janeiro de 2020.