Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Autoridades da província mais oriental do Canadá declararam estado de emergência à medida que as equipes combatem os piores incêndios florestais na região em mais de 50 anos.
As chamas espalhadas consumiram milhares de hectares de floresta em Terra Nova e Labrador, no Canadá nas últimas duas semanas e permanecem fora de controle.
“Nas últimas 36 horas, as coisas mudaram”, disse o primeiro-ministro Andrew Furey a repórteres no domingo (7). “Estávamos prevendo que poderíamos gerenciar isso. No entanto, com a mudança do vento, temos medo de que haja um impacto significativo da fumaça… Esta é uma situação dinâmica e em evolução, como todos os incêndios, mas não podemos esperar pelo último minuto – temos que agir agora.”
Segundo o veículo britânico, The Guardian, Furey disse que seu governo emitiu o estado de emergência “não para criar pânico”, mas para garantir que a província seja capaz de gerenciar melhor a situação em rápida mudança.
Os incêndios estão queimando há quase duas semanas no centro de Terra Nova e Labrador, auxiliados por ventos fortes. Estima-se que o incêndio de Paradise Lake tenha mais de 6.500 hectares e o incêndio de Bay d’Espoir tenha mais de 5.000 hectares.
Grandes incêndios florestais são relativamente raros na província do Atlântico. Mas um verão de calor seco e intenso deixou suas florestas vulneráveis a chamas imensas e rápidas.
Craig Coady, comandante de incidentes do departamento de recursos naturais, disse a repórteres que as equipes testemunharam “comportamento extremo de fogo” nos últimos dias, o que preocupou as autoridades.
“Esperamos que isso continue por hoje e possivelmente pelos próximos dias. Isso se deve aos ventos fortes e à baixa umidade”.
Coady disse que a fumaça pesada está complicando os esforços de combate às chamas.
“Se os bombardeiros [de água] não podem ver à frente do fogo e está muito enfumaçado, não é seguro para eles operarem”, disse ele, acrescentando que a má qualidade do ar também foi o maior problema para os moradores próximos.
A província ainda não ordenou nenhuma evacuação, mas as autoridades disseram que estão preparadas para ordenar que os moradores deixem as comunidades em risco. Militares canadenses seriam enviados para ajudar nos esforços de evacuação, twittou no domingo o ministro federal de preparação para emergências, Bill Blair.