Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky , disse nesta segunda-feira (15) que as ações da Rússia podem “causar uma catástrofe” caso a maior usina nuclear da Europa na Ucrânia não seja defendida adequadamente.
“Qualquer incidente de radiação na central nuclear de Zaporizhzhia pode afetar os países da União Europeia, Turquia, Geórgia e países de regiões mais distantes”, prosseguiu.
Zelensky falou sobre os efeitos da presença da Rússia perto da usina na comunidade internacional, dizendo que a Rússia está ignorando e rejeitando as demandas de outros países.
“Se um Estado terrorista se permite ignorar completamente as demandas da comunidade internacional, especialmente em um tema tão sensível, isso indica claramente a necessidade de ação imediata”, disse ele, acrescentando que a Rússia está “rejeitando as demandas de segurança” de 42 países. que pediram ao país para retirar suas forças da usina.
Os países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Japão e os países da União Europeia, divulgaram um comunicado conjunto na segunda-feira pedindo que a Rússia se retire da área.
“Instamos a Federação Russa a retirar imediatamente suas forças militares e todo o pessoal não autorizado da Usina Nuclear de Zaporizhzhia, seus arredores imediatos e toda a Ucrânia”, escreveram os países.
Em seu discurso, o presidente ucraniano pediu “novas sanções duras contra a Rússia”, chamando-a de “estado terrorista” e pedindo a outros países que apoiem a luta da Ucrânia contra a aquisição de usinas nucleares por seu vizinho.
“E se agora o mundo não tem força e determinação para proteger uma usina nuclear, isso significa que o mundo perde”, disse Zelensky.
Ele terminou seu discurso com um aviso à Rússia: “Todos os terroristas russos devem saber que cada metro de terra ucraniana é um perigo absoluto para eles. Não importa o quanto eles tentem se esconder. Não importa onde esteja. Eles serão encontrados e destruídos.”