Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Inundações e deslizamentos de terra provocados por chuvas intensas de monções mataram pelo menos 40 pessoas no norte da Índia nos últimos três dias, e outras estão desaparecidas.
As fortes chuvas atingiram centenas de vilarejos, enquanto as casas de barro foram varridas, as estradas foram cobertas por água, as pontes foram destruídas e as equipes de resgate correram para ajudar os moradores isolados.
No estado de Himachal Pradesh, no Himalaia, pelo menos 36 pessoas morreram e centenas se abrigaram em campos de ajuda após serem deslocadas.
Quatro pessoas morreram e 13 estão desaparecidas no estado vizinho de Uttarakhand em uma série de aguaceiros – onde quantidades extremas de chuva caem em um curto período de tempo.
Ranjit Kumar Sinha, funcionário do departamento de gerenciamento de desastres de Uttarakhand, disse: “Nós enviamos helicópteros para resgatar pessoas que estão presas em áreas remotas devido a incidentes relacionados à chuva. A operação de resgate está em pleno andamento”.
https://twitter.com/Journaltics/status/1561202677253414913
Mais chuvas fortes estão previstas para a região nos próximos dois dias, disse o departamento meteorológico indiano .
No estado oriental de Odisha, as inundações afetaram quase 800.000 pessoas e desalojaram milhares de suas casas, com as chuvas atingindo o abastecimento de eletricidade e água e danificando estradas.
Segundo a Reuters, houve pelo menos seis mortes em Odisha, onde 120.000 pessoas foram evacuadas até agora das áreas afetadas.
Desastres provocados por deslizamentos de terra e inundações são frequentes no norte do Himalaia da Índia durante a temporada de monções de junho a setembro, e os cientistas afirmam que eles estão se tornando mais comuns à medida que o aquecimento global contribui para o derretimento das geleiras.
Enquanto isso, no vizinho Paquistão, as inundações mataram pelo menos 36 pessoas, incluindo 11 em áreas que fazem fronteira com o Afeganistão.
E um funcionário de resposta a desastres na província de Logar, no Afeganistão , disse que houve pelo menos nove mortes, mas o número de mortos ainda não está claro.
As inundações varreram casas, além de matar o gado e destruir terras agrícolas.