Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Dezenas de milhares de manifestantes de todo o espectro político protestaram contra o governo tcheco, a UE e a OTAN no sábado (3).
Estima-se que 70 mil pessoas foram às ruas de Praga, pedindo à coalizão governante que controle os preços da energia enquanto expressam sua oposição à União Europeia (UE) e à OTAN, conforme relatou a Euronews.
Organizadores de protestos de vários grupos políticos de direita disseram que a nação da Europa Central deveria ser neutra militarmente e manter as importações de gás da Rússia.
Alguns dos grupos no protesto eram o partido populista anti-migrante Liberdade e Democracia Direta, ao lado do Partido Comunista Tcheco.
“O objetivo de nossa manifestação é exigir mudanças, principalmente na solução da questão dos preços da energia, especialmente eletricidade e gás, que destruirão nossa economia neste outono”, disse o co-organizador do evento Jiri Havel à mídia local.
Os manifestantes exigiram a renúncia do primeiro-ministro conservador Petr Fiala, criticando seu governo de coalizão em várias questões, enquanto criticavam suas políticas orientadas para o Ocidente.