Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ditador e líder do Partido Comunista da China, Xi Jinping, se reuniu nesta quinta-feira (15) com o líder da Rússia, Vladimir Putin. O encontro aconteceu no Uzbequistão, em uma cúpula da Organização de Cooperação de Xangai.
“Diante das colossais mudanças de nosso tempo em escala global, sem precedentes na história de nosso tempo, estamos prontos com nossos colegas russos para dar o exemplo de uma potência mundial responsável e desempenhar um papel de liderança na colocação de um mundo em mudança em um caminho de desenvolvimento sustentável e positivo”, disse o chinês durante reunião na cidade de Samarqanda.
De acordo com a agência estatal russa RIA Novosti, Putin observou, por sua vez, que o conjunto de política externa entre Moscou e Pequim desempenha um papel fundamental para garantir a estabilidade global e regional.
“Juntos defendemos a formação de uma ordem mundial justa, democrática e multipolar baseada no direito internacional, e não em algumas regras que alguém criou e está tentando impor a outros, sem sequer explicar o que é”, disse Putin, segundo a RIA.
O líder russo aproveitou o encontro para elogiar a China sobre a sua posição envolvendo a “crise” na Ucrânia.