Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo finlandês disse na quinta-feira que limitaria significativamente o tráfego de passageiros na fronteira da Finlândia com a Rússia, proibindo cidadãos russos que viajam com visto de turista de entrar no país nórdico a partir desta sexta-feira (30).
“A decisão, em princípio, visa impedir completamente o turismo russo para a Finlândia e o trânsito relacionado pela Finlândia”, disse o ministro das Relações Exteriores Pekka Haavisto durante uma entrevista coletiva.
O governo justificou sua decisão dizendo que a chegada contínua de turistas russos na Finlândia está colocando em risco as relações internacionais do país. Ele disse que discutiu a questão com a liderança da Ucrânia, entre outros, antes da decisão.
Haavisto citou preocupações de segurança relacionadas à guerra da Rússia na Ucrânia, os referendos “ilegais” organizados pela Rússia e vazamentos recentes nos oleodutos Nord Stream como eventos que levaram à decisão.
Cidadãos russos ainda podem entrar na Finlândia, que compartilha uma fronteira terrestre de 1.340 quilômetros com a Rússia, por motivos familiares, para fins de estudo ou trabalho. Além disso, dissidentes políticos russos podem tentar entrar no país para fins humanitários.
A partir de 1º de setembro, a Finlândia reduziu o número de vistos – inclusive para fins turísticos – emitidos para cidadãos russos para um décimo do número típico, um movimento visto como uma demonstração de solidariedade com a Ucrânia.
Haavisto havia dito anteriormente que estava particularmente preocupado com uma espécie de “rota turística” russa através do aeroporto de Helsinque, que foi usada por milhares de russos antes do ataque de Moscou em 24 de fevereiro à Ucrânia. Até agora, os russos estavam cruzando para a Finlândia antes de voar para outras nações europeias como forma de contornar as proibições de voos impostas após a invasão.