Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A crise de oferta e acessibilidade de gás na Europa é realmente “ boa para o longo prazo ”, disse o cofundador da Microsoft, Bill Gates, à CNBC na terça-feira (18). Ele explicou que isso acabaria forçando o continente a adotar as energias renováveis, acrescentando que “ as pessoas não vão querer ser dependentes do gás natural russo ”.
Gates reconheceu que o público “ ficou um pouco otimista sobre a rapidez com que a transição [para as energias renováveis] poderia ser feita ”, admitindo a necessidade de encontrar “ fontes de hidrocarbonetos não russas ”.
Elaborando sobre o assunto, o fundador do fundo de capital de risco orientado para o clima, Breakthrough Energy Ventures, publicou um ensaio intitulado ‘State of the Energy Transition’ em seu blog no mesmo dia. Falando sobre as emissões globais de gases de efeito estufa, Gates observou que o objetivo final de passar “ de 51 bilhões de toneladas por ano para zero ” deve ser alcançado “ nas próximas três décadas ”.
O bilionário disse que não seria certo “ drenar todo o dinheiro dos setores [de combustíveis fósseis] ”, porque “ é assim que as pessoas trabalham hoje, é assim que as pessoas evitam congelar até a morte no inverno ”. No entanto, ele disse, não se pode confiar nos mercados para avançar em direção às energias renováveis por conta própria – um “ plano ” é necessário “ para acelerar o processo”.