Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um cardeal francês confessou ter abusado de uma menina de 14 anos quando era pároco na década de 1980.
Jean-Pierre Ricard, que é cardeal desde 2006, revelou o abuso em uma carta na segunda-feira e disse que se retiraria de suas funções
“Há 35 anos, quando eu era pároco, me comportei de maneira repreensível com uma jovem de 14 anos”, disse ele.
“Meu comportamento inevitavelmente levou a consequências graves e duradouras para essa pessoa.”
Ele passou a pedir perdão e disse que estaria disponível caso as autoridades legais e da igreja desejassem falar com ele.
O cardeal Ricard, de 78 anos, foi ordenado sacerdote em 1968. Tornou-se arcebispo de Bordeaux em 2001 e se aposentou há três anos.
Ele também foi membro do Conselho Vaticano para a Economia, que supervisiona todas as atividades financeiras da Santa Sé.
Onze bispos ou ex-bispos, incluindo Michel Santier, ex-bispo de Creteil, perto de Paris, são o foco de investigações de abuso na França , disse Eric de Moulins-Beaufort, chefe da conferência dos bispos franceses, em entrevista coletiva nesta segunda-feira que também leu a declaração do Cardeal Ricard.
A admissão do cardeal é a mais recente revelação para abalar a Igreja Católica, que está envolvida em um escândalo global de abuso sexual, muitas vezes envolvendo crianças, há mais de duas décadas.
Na França, no ano passado, uma investigação independente disse que o clero francês abusou sexualmente de mais de 200.000 crianças nos últimos 70 anos, e seus autores disseram que a Igreja Católica fez vista grossa por muito tempo.