Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um deslizamento de terra causado pela chuva que soterrou um ônibus e outros veículos na província de Risaralda, no noroeste da Colômbia, matou pelo menos 27 pessoas, disseram autoridades.
O presidente colombiano , Gustavo Petro, anunciou o número atualizado de mortos na segunda-feira, escrevendo no Twitter: “É com tristeza que devo anunciar que 27 pessoas até agora, incluindo três menores, perderam suas vidas na tragédia em Pueblo Rico, Risaralda”.
Petro expressou “solidariedade com as famílias das vítimas” reclamadas pelo deslizamento de domingo, acrescentando que “terão amplo apoio do governo nacional”.
As mortes ocorrem quando a região enfrenta condições climáticas extremas resultantes do terceiro ano consecutivo de La Nina, um padrão climático pelo qual o resfriamento da água no Oceano Pacífico leva a altas precipitações nas montanhas andinas.
A Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres da Colômbia (UNGRD) estimou que 271 pessoas morreram entre agosto de 2021 e meados de novembro deste ano por emergências relacionadas ao La Nina , enquanto outras 348 ficaram feridas em uma população afetada de aproximadamente 743.337.
Os veículos foram enterrados no domingo enquanto viajavam entre as aldeias de Pueblo Rico e Santa Cecilia, em uma área montanhosa da Colômbia conhecida por sua produção de café a cerca de 230 km (140 milhas) da capital, Bogotá.
O ônibus fazia uma rota entre Cali, a terceira maior cidade da Colômbia, e o município de Condoto. Ele partiu com aproximadamente 25 passageiros a bordo, segundo a defesa civil.
Um sobrevivente disse que o motorista do ônibus conseguiu evitar o pior do deslizamento de terra. “Parte dela estava caindo e o ônibus estava um pouco atrás disso. O motorista do ônibus estava dando ré quando tudo desabou”, disse Andrés Ibarguen à estação de rádio Lloro Stereo.
Em um comunicado na segunda-feira, o UNGRD disse que utilizou retroescavadeiras, caminhões e outras máquinas para vasculhar o deslizamento de terra. Mais de 70 equipes de busca e resgate estiveram no local para encontrar sobreviventes.
Cinco pessoas feridas no incidente foram transportadas para o hospital para atendimento, disse o UNGRD.
Os corpos recuperados do deslizamento de terra estavam sendo transferidos para um estádio esportivo coberto em Pueblo Rico, disse o prefeito da cidade, Leonardo Fabio Siagama, a repórteres.
Petro disse que a Colômbia está passando pela pior estação chuvosa em 40 anos, e as inundações e fortes chuvas devem continuar até 2023.