Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Bielorrússia pode entrar no conflito ucraniano se Kyiv decidir “invadir” a Bielorrússia ou a Rússia, disse um funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Em entrevista à mídia estatal transmitida na sexta-feira (13), Aleksey Polishchuk disse que os iminentes exercícios militares russos com a Bielo-Rússia foram planejados para evitar uma escalada, mas alertou que há potencial para o aliado mais próximo de Moscou se juntar ao esforço de guerra.
“Do ponto de vista legal, o uso da força militar pelo regime de Kyiv ou a invasão do território da Bielo-Rússia ou da Rússia pelas forças armadas da Ucrânia são motivos suficientes para uma resposta coletiva”, disse Polishchuk à TASS.
A Rússia usou a Bielo-Rússia como trampolim para invadir a Ucrânia em fevereiro passado, enviando milhares de forças para seu vizinho sob o pretexto de exercícios militares antes de lançar sua ofensiva.
Desde então, os dois países concordaram em intensificar sua cooperação militar e planejam realizar exercícios aéreos conjuntos na Bielo-Rússia na próxima semana.
Os exercícios alimentaram especulações de que Moscou poderia usar seu aliado próximo para lançar uma nova ofensiva na Ucrânia a partir do norte em um futuro próximo, abrindo uma nova frente.