Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A presidente do Peru, Dina Boluarte, demonstrou abertura para adiar as eleições para o final do ano, enquanto os manifestantes continuam exigindo sua destituição do cargo e reformas políticas.
Espera-se que o Congresso do Peru debata uma proposta nesta sexta-feira (27) para antecipar as eleições nacionais de 2026 para abril de 2024, mas vários legisladores propuseram emendar o projeto de lei para antecipar as eleições ainda mais cedo, para o final de 2023.
Boluarte disse que discutiu adiar a votação para dezembro deste ano com o ministro da Justiça e o primeiro-ministro.
“Colocamos este projeto de lei para antecipar as eleições para dezembro de 2023 para consideração dos ministros”, disse ela durante uma cerimônia em um aeroporto militar da capital, Lima.
A realização de eleições antecipadas tem sido uma demanda importante dos manifestantes antigovernamentais, que se manifestaram em todo o país andino por semanas após o impeachment do ex-presidente Pedro Castillo no Congresso, liderado pela oposição, no início de dezembro.
Os legisladores peruanos votaram para remover Castillo depois que ele anunciou planos para dissolver a legislatura e governar por decreto – uma medida que foi amplamente criticada como ilegal. Boluarte, que já atuou como vice-presidente, foi empossado logo após ser afastado do cargo.