Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu ao Congresso que endureça as regulamentações para permitir a “responsabilização” de executivos de bancos falidos que foram resgatados pelo governo.
Em um comunicado nesta sexta-feira (17), Biden disse que os líderes dos bancos que falirem “devido à má administração e à assunção de riscos excessivos” devem enfrentar multas e proibições de trabalhar no setor.
Ele fez os comentários depois que duas instituições financeiras americanas – o Silicon Valley Bank (SVB) e o Signature Bank – faliram, aumentando o temor de uma crise econômica mais ampla, semelhante à crise financeira de 2008 .
O governo Biden agiu rapidamente para responder à crise, confiscando os dois bancos e garantindo o dinheiro de todos os depositantes em ambos os bancos, mesmo aqueles que não tinham seguro.
Na sexta-feira, Biden reiterou suas garantias de que o sistema bancário dos EUA é “resiliente e estável”, acrescentando que está “comprometido com a responsabilidade pelos responsáveis por essa bagunça”.
“Quando os bancos quebram devido à má administração e à tomada excessiva de riscos, deve ser mais fácil para os reguladores recuperar a compensação dos executivos, impor penalidades civis e proibir os executivos de trabalhar no setor bancário novamente”, disse Biden em um comunicado.
“O Congresso deve agir para impor penalidades mais duras para altos executivos de bancos cuja má administração contribuiu para a falência de suas instituições”, disse ele.
When Silicon Valley and Signature Banks collapsed, we took steps to stabilize the banking system at no cost to the taxpayer, protecting jobs and small businesses.
Now, Congress must do more to hold senior bank executives accountable. pic.twitter.com/BupUZbQ5ul
— President Biden (@POTUS) March 17, 2023