Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente chinês, Xi Jinping, planeja visitar Moscou na próxima semana, um grande impulso para o presidente russo, Vladimir Putin, em meio ao acirramento das tensões Leste-Oeste sobre a guerra na Ucrânia e o mais recente sinal das ambições diplomáticas encorajadas de Pequim.
“A convite do presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, o presidente Xi Jinping fará uma visita de Estado à Rússia de 20 a 22 de março “, disse o Ministério das Relações Exteriores da China, sem dar mais detalhes.
Os líderes ocidentais tentaram isolar Putin durante o conflito, agora em seu 13º mês. A viagem de Xi, anunciada na sexta-feira, é um estímulo diplomático para o líder russo em um momento em que suas tropas estão atoladas em uma batalha de desgaste, focada agora na região de Donbass, no leste da Ucrânia.
Os EUA disseram nesta sexta-feira (17) que se oporiam a qualquer esforço da China na reunião para propor um cessar-fogo na Ucrânia como a “ratificação da conquista russa”.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, incentivou Xi a entrar em contato com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, para obter a perspectiva de seu país sobre a guerra e evitar quaisquer propostas “unilaterais”.
A China tem procurado se projetar como neutra no conflito, embora tenha se recusado a condenar a agressão de Moscou e declarado no ano passado que tinha uma amizade “sem limites” com a Rússia. Pequim denunciou as sanções ocidentais contra Moscou e acusou a OTAN e os Estados Unidos de provocar a ação militar de Putin.
A visita de Xi marcaria seu primeiro encontro com Putin desde setembro, quando se encontraram à margem de uma cúpula regional em Samarcanda, Ubequistão. Antes disso, Putin compareceu à abertura dos Jogos de Inverno de Pequim em 2022 e se encontrou com Xi pouco antes de enviar tropas para a Ucrânia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse hoje que Putin e Xi teriam uma reunião individual durante um jantar informal na segunda-feira (20) . Conversas mais amplas envolvendo autoridades dos dois países estão marcadas para terça-feira.