Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Papa Francisco , de 86 anos, deu entrada esta quarta-feira no hospital Gemelli, informou o Vaticano, que também explicou que o pontífice vai permanecer internado vários dias devido a uma infeção pulmonar.
“O Santo Padre está no Gemelli [hospital] desde esta tarde para verificações previamente agendadas”, disse o diretor da assessoria de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, pouco depois do meio-dia na Itália.
Poucas horas depois, o Vaticano confirmou que Francisco permaneceria internado por vários dias devido a uma infecção pulmonar. Os controles médicos “revelaram uma infecção respiratória (excluindo a covid 19), que exigirá vários dias de tratamento médico hospitalar adequado”, disse o porta-voz do papa, Matteo Bruni, na nota.
Fontes do Vaticano informaram que todas as audiências do papa agendadas para o resto da semana foram suspensas.
Francisco fez uma tomografia computadorizada do tórax e outros exames médicos, e seu estado de saúde não é preocupante após os resultados, segundo a mídia italiana.
O resultado da tomografia do tórax a que foi submetido deu negativo quanto a qualquer presumível problema cardíaco e este elemento foi “avaliado com alívio geral” por pessoas próximas do Papa, bem como testes respiratórios que não deram motivos, informou a agência de notícias italiana ANSA .
Além disso, “a saturação do sangue está correta”, segundo a ANSA, citando fontes médicas.
O pontífice argentino sofre de dores crônicas no joelho que o obrigaram a usar uma cadeira de rodas nos últimos meses.
O Papa teve que cancelar ou reduzir suas atividades várias vezes no ano passado devido a dores e em entrevista em julho de 2022 reconheceu que precisava desacelerar, embora tenha garantido em várias ocasiões que não quer operar.