Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta sexta-feira (7), a Coreia do Norte disse que testou novamente seu drone submarino nuclear capaz de gerar tsunamis radioativos, dizendo que verificou a confiabilidade do sistema e sua capacidade de ataque “mortal”.
Pyongyang testou a sua arma denominada “Haeil-2” (Tsunami-2 em coreano) entre 4 e 7 de abril, noticiou este sábado a agência estatal norte-coreana KCNA , num novo teste de armas que coincide com as grandes manobras militares que Seul e Washington realizam na península coreana.
Este é o terceiro teste anunciado pelo regime de Kim Jong-un desde que comunicou pela primeira vez a existência deste novo tipo de arma, em 24 de março, que chamou de “Haeil-1” nos testes anteriores.
“ Este drone de ataque submarino nuclear pode ser implantado em qualquer costa e porto ou rebocado por um navio de superfície para operação ”, disse a KCNA após o primeiro teste.
Segundo esta agência, a arma começou a ser desenvolvida em 2012 e, depois de a ter submetido a 50 tipos de testes diferentes ( 29 dos quais na presença de Kim Jong-un ), o seu desdobramento operacional foi decidido na última sessão plenária do Partido dos Trabalhadores realizada em dezembro do ano passado.