Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um avião de guerra russo disparou acidentalmente uma arma na cidade de Belgorod, perto da Ucrânia, causando uma explosão e danificando edifícios, disse o Ministério da Defesa da Rússia.
Na noite de quinta-feira (20), as autoridades locais relataram uma grande explosão na cidade, que fica do outro lado da fronteira com a Ucrânia. O governador regional, Vyacheslav Gladkov, disse que três pessoas ficaram feridas.
“Enquanto um avião da Força Aérea Sukhoi Su-34 sobrevoava a cidade de Belgorod, houve um disparo acidental de munição de aviação”, disse o Ministério da Defesa, segundo a agência de notícias estatal russa Tass.
Gladkov, anunciando estado de emergência, disse no Telegram que havia uma cratera medindo 20 metros (65 pés) de largura em uma das ruas principais. Quatro carros e quatro blocos de apartamentos foram danificados, acrescentou. “Graças a Deus não há mortos”, disse ele.
O Ministério da Defesa não disse que tipo de arma estava envolvida. O Su-34 é um caça-bombardeiro supersônico. Tass informou que o ministério havia anunciado que uma investigação estava em andamento.
A explosão de quinta-feira também destaca mais uma vez a tensão da guerra de 14 meses contra a máquina militar russa.
Comentaristas pró-guerra russos inicialmente culparam a Ucrânia pela explosão e questionaram por que Kiev foi capaz de lançar um ataque no centro de Belgorod. “Os serviços especiais ucranianos mostram que podem explodir quase tudo. Nossa resposta deve ser mais dura”, escreveu o analista pró-Kremlin Sergei Markov no Telegram logo após a notícia ser divulgada.
Imagens de vídeo da área postadas nas redes sociais na sexta-feira pareciam mostrar uma forte explosão perto de uma rua movimentada à noite. Outras imagens mostraram pilhas de concreto na rua, vários carros danificados e um prédio com janelas quebradas. Uma imagem mostrava o que parecia ser um carro de cabeça para baixo no telhado de uma loja.
⚡⚡⚡Footage of yesterday's explosion — 🇺🇦 UkraineNewsLive🇺🇦 (@UkraineNewsLive) April 21, 2023
in #Russian #Belgorod from the best angle. As it turned out, it was a Russian plane that flew to bomb #Ukraine, dropped a bomb on its own city. Karma 0.18#RussiaisATerroistState #Russia #UkraineRussianWar #Ukraina #UkraineWillWin pic.twitter.com/vlO58T8s7p
Last night, one gliding bomb accidentally dropped from a #Russian plane in #Belgorod (#Russia). Luckily it felt on on a small green area near the road, which rested a lot of power to the explosion. Even so, a car was sent into the roof of a building. It could have been a tragedy. pic.twitter.com/BXeWSJ7jTT
— Like Rst ✊☠ (@rst_like) April 21, 2023
A região de Belgorod é uma das várias partes do sul da Rússia onde alvos como depósitos de combustível e munição foram atingidos por explosões desde o início da invasão russa à Ucrânia. Jatos russos sobrevoam com frequência a cidade a caminho da Ucrânia.
Em outubro passado, um jato militar russo colidiu com um prédio residencial pouco depois de decolar perto da fronteira com a Ucrânia , causando um grande incêndio que matou 15 pessoas. No total, pelo menos 10 jatos militares russos caíram devido a problemas de funcionamento desde que Moscou lançou sua invasão em fevereiro, de acordo com o Bell, um meio de comunicação russo.