Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As Forças de Apoio Rápido (RSF) paramilitares do Sudão relataram que uma missão militar dos Estados Unidos composta por seis aeronaves evacuou diplomatas americanos e suas famílias do país.
“O Comando das Forças de Apoio Rápido se coordenou com a Missão das Forças dos EUA, composta por 6 aeronaves, para evacuar diplomatas e suas famílias na manhã deste domingo”, disse o RSF em um tweet.
A RSF também prometeu “total cooperação com todas as missões diplomáticas, fornecendo todos os meios de proteção necessários e garantindo seu retorno seguro aos seus países”.
A agência de notícias Reuters também informou que os militares dos EUA concluíram com sucesso a evacuação do pessoal da embaixada do Sudão, citando uma fonte familiarizada com a operação.
Um oficial dos EUA confirmou à Associated Press que as forças dos EUA deixaram com segurança o espaço aéreo sudanês depois de transportar o pessoal da embaixada para fora da capital, Cartum.
O presidente dos EUA, Joe Biden, ordenou que os soldados americanos evacuassem o pessoal da embaixada depois de receber uma recomendação no sábado de sua equipe de segurança nacional, de acordo com o funcionário que falou à AP sob condição de anonimato. Acredita-se que a ordem de evacuação se aplique a cerca de 70 cidadãos americanos. As forças dos EUA os transportaram de uma zona de pouso na embaixada para um local não especificado.