Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Erdoğan Kilicdaroglu
Foto: Reprodução

Mundo

Oposição turca denuncia irregularidades nas urnas de domingo

Os partidos de oposição na Turquia relataram milhares de discrepâncias e irregularidades nas urnas nas eleições presidenciais e parlamentares, lançando uma sombra sobre as urnas realizadas no domingo (14).

O Cumhuriyet Halk (Partido do Povo Republicano, CHP) e o Partido Yeşil Sol (Partido da Esquerda Verde, YSP) expressaram preocupações e apresentaram reclamações desde domingo sobre as discrepâncias entre a contagem registrada feita nas seções eleitorais e os votos inseridos no Conselho Eleitoral Supremo ( sistema YSK).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nesta quarta-feira (17), Muharrem Erkek, vice-presidente do CHP, disse que irregularidades foram encontradas pelo partido em 7.094 urnas depois de verificar mais de 201.000 dentro e fora da Turquia.

Cerca de 4.825 das objeções do CHP foram sobre os votos parlamentares e 2.269 nas eleições presidenciais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A eleição presidencial da Turquia terá um segundo turno em 28 de maio, depois que nem o atual Recep Tayyip Erdogan nem o líder do CHP, Kemal Kilicdaroglu, conseguiram uma maioria absoluta de 50 por cento no domingo.

Erdogan liderou as pesquisas com 49,5 % dos votos, com Kilicdaroglu obtendo 44,89 %.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Erkek disse que os votos para Kilicdaroglu foram alocados incorretamente para Muharrem Ince, que desistiu da corrida presidencial três dias antes da eleição, não dando tempo suficiente para imprimir novas cédulas sem seu nome.

Falando a jornalistas em Ancara na quarta-feira, Erkek disse que votos extras também foram dados a Erdogan, sem fornecer nenhuma evidência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Estamos acompanhando cada votação, mesmo que isso não altere os resultados gerais”, disse Erkek.

Nas pesquisas parlamentares, o Partido Adalet ve Kalkınma de Erdogan (Partido da Justiça e Desenvolvimento, Partido AK) obteve o maior número de votos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Partido Milliyetçi Hareket (Partido do Movimento Nacionalista, MHP), partido da aliança do Partido AK, superou as expectativas com mais de 10% dos votos.

O YSP, que apresentou candidatos parlamentares do partido pró-curdo Halkların Demokratik (Partido Democrático do Povo, HDP) devido a uma ameaça de fechamento legal contra este último, disse ter descoberto mais de 1.000 casos de entradas incorretas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não temos evidências para dizer se há uma malignidade organizada por trás desses erros e erros ou se alguém está deliberadamente tentando influenciar esses resultados”, disse o porta-voz eleitoral do YSP, Mehmet Rustu Tiryaki, na terça-feira.

O partido apoiou Kilicdaroglu, que lidera uma aliança de seis partidos, para a presidência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Irregularidades de votação

A autoridade eleitoral deve publicar seus dados na sexta-feira. No entanto, ele compartilhou informações sobre os votos com os partidos políticos.

O CHP disse aos eleitores para verificar os dados publicados no site do YSK com os registros das assembleias de voto disponíveis gratuitamente. Isso levou as pessoas a postar discrepâncias nas mídias sociais, incluindo casos no sudeste da Turquia, de maioria curda, onde os votos do HDP/YSP pareciam ter sido transferidos para o MHP.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora as campanhas eleitorais na Turquia tenham sido criticadas por permitir ao partido governista uma vantagem injusta sobre o uso de recursos estatais, controle da mídia e intimidação legal de oponentes, a votação em si foi considerada amplamente segura.

O presidente da YSK, Ahmet Yener, no entanto, condenou as alegações feitas online como “infundadas” e “destinadas a enganar o público”, acrescentando que o sistema da organização era “transparente”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Roman Udot, co-presidente da Golos, um órgão fiscalizador de monitoramento de dados eleitorais russos agora baseado na Lituânia, disse que um estudo dos dados do YSK sobre eleições turcas anteriores revelou “coisas muito estranhas”.

“Encontramos 3.500 assembleias de voto onde o comparecimento foi superior a 100 por cento, mais de 800 por cento em um caso, o que é matematicamente impossível”, disse ele em entrevista coletiva em Istambul na quarta-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele acrescentou que os dados das pesquisas de 2018 mostraram que o número de eleitores registrados em Ancara é 3% menor para a corrida presidencial do que para o voto parlamentar.

Na noite de terça-feira, um grupo de pessoas que realizava uma “vigília pela democracia” do lado de fora dos escritórios do YSK em Ancara foi detido pela polícia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“É óbvio que o YSK é claramente ilegal e está tentando usurpar a vontade do povo”, disse Ilay Eroglu, um manifestante, à mídia local.

“Vamos proteger nossos votos e nossa vontade e não seremos mais uma vez vítimas da mesma ilegalidade.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

Fonte: Agências Internacionais

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

ovos de galinha

Últimas Notícias

O ovo, um alimento tão nobre e nutritivo, é sempre objeto de análises e comentários. É considerado um alimento altamente nutritivo e se destaca...

Brasil

No panorama dos casamentos em 2022, o Brasil registrou um total de 907 mil uniões civis, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de...

Moraes Moraes

Últimas Notícias

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a soltura de três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) nesta...

5 alimentos 'venenosos' 5 alimentos 'venenosos'

Destaques

A busca por uma vida longa e saudável se tornou uma obsessão para muitos especialistas. Com o aumento da expectativa de vida, o desafio...

Últimas Notícias

Sam Bankman-Fried, fundador da corretora de criptomoedas FTX, foi condenado a 25 anos de prisão na quinta-feira (28) por sua participação em uma fraude...

Ciência e Tecnologia

O derretimento das calotas polares está deslocando o peso da Terra em direção ao Equador e desacelerando a rotação do nosso planeta, de acordo...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

PF investigar Covaxin governo

Brasil

Na manhã da última quinta-feira (28/03), a Polícia Federal (PF) executou um mandado de prisão temporária em Guarulhos, São Paulo. A ordem judicial foi...

Volta Redonda PF Volta Redonda PF

Brasil

Na manhã de quinta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu um homem investigado por crimes de furto qualificado mediante fraude e corrupção ativa, em...

Aeroporto de Congonhas Aeroporto de Congonhas

São Paulo

Na última quinta-feira (28), a Polícia Federal (PF) encontrou aproximadamente R$ 345 mil em espécie na bagagem de um passageiro no Aeroporto de Congonhas,...

Brasil

A Justiça Federal determinou a retirada imediata de novos invasores da Terra Indígena (TI) Alto Rio Guamá, no nordeste do Pará. A decisão, tomada...

Força Nacional Força Nacional

Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública renovou, nesta quinta-feira (28), a atuação da Força Nacional no Rio de Janeiro por mais 30 dias....

Últimas Notícias

Nesta quinta-feira (28), o senador e presidente do Progressistas (PP), Ciro Nogueira, e o influenciador digital Felipe Neto se envolveram em uma discussão acalorada...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit