Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente russo, Vladimir Putin, chamou seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, de origem judia, de ser “vergonha” para seu povo e justificou mais uma vez a ofensiva militar russa na Ucrânia, alegando que a ex-república soviética é governada por “neonazistas”. Putin fez essas declarações durante um fórum econômico em São Petersburgo, afirmando que tem muitos amigos judeus desde a infância e que eles lhe disseram que Zelensky não é judeu, mas uma “vergonha” para o povo judeu.
“ Tenho muitos amigos judeus desde a minha infância. E eles me dizem que Zelensky não é judeu, mas a vergonha do povo judeu . Não estou brincando”, disse Putin.
O líder russo também afirmou que a atual contra-ofensiva ucraniana contra as tropas russas “não tinha chance ” de sucesso. “ As forças armadas ucranianas não têm hipótese lá nem em nenhuma outra zona ”, declarou o russo, referindo-se à contra-ofensiva lançada por Kiev no sul da Ucrânia.
Putin afirmou que os ucranianos estão utilizando suas reservas estratégicas para romper a linha de defesa, avançar e tentar se consolidar em um determinado frente. No entanto, eles nunca alcançaram nenhum resultado e suas perdas são muito elevadas. Em comparação com as perdas do exército russo, as perdas dos ucranianos são dez vezes maiores.
“Quanto aos veículos e equipamentos (de guerra), vemos que eles estão perdendo cada vez mais . São 186 tanques perdidos e 418 veículos blindados”, disse Putin.