Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta terça-feira (20), a polícia financeira da França fez uma busca na sede das Olimpíadas de Paris 2024 como parte de uma investigação sobre a concessão de contratos públicos.
O comitê organizador disse ao jornal POLITICO que as buscas foram realizadas por “equipes da polícia criminal e do Ministério Público” que estão “colhendo documentos”.
uma possível corrupção envolvendo contratos pode prejudicar a reputação do presidente francês Emmanuel Macron, que destacou a seus ministros a importância de uma Olimpíada de Paris bem-sucedida.
Macron disse em março que o objetivo dos Jogos de Paris deveria ser “receber o mundo nas melhores condições possíveis de segurança, organização, responsabilidade social e ecológica”.
Em comunicado, Paris 2024 disse que “uma busca policial está em andamento na sede do Comitê Organizador. O Paris 2024 está cooperando totalmente com os investigadores para facilitar suas investigações”.
O procurador financeiro francês (PNF) confirmou ao POLITICO que as operações estavam ocorrendo em “vários locais”, inclusive na sede do Comitê Olímpico de Paris 2024, bem como na do Solideo, órgão público encarregado da construção das Olimpíadas de Paris.
As buscas fazem parte de duas “investigações preliminares” sobre suspeitas de desvio de fundos públicos e favoritismo em relação a vários contratos públicos concedidos pela Solideo e pelo Comitê Olímpico de Paris 2024.
Os Jogos de Paris 2024 estão programados para acontecer de 26 de julho a 11 de agosto.