Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As equipes de resgate que procuram o submarino desaparecido com 5 pessoas a bordo perto dos destroços do Titanic detectaram “ruídos subaquáticos” na área de busca, anunciou a Guarda Costeira dos EUA nesta quarta-feira (21).
Restam menos de 24 horas de oxigênio dentro do submarino. A comunicação com o submersível Titan foi perdida no domingo, quase 2 horas depois de iniciar a descida em direção aos vestígios do Titanic, que se encontram a quase 4.000 metros de profundidade, a cerca de 600 quilômetros de Terra Nova, no Atlântico Norte.
Em publicação no Twitter, o 1º distrito da Guarda Costeira dos EUA afirmou que um avião canadense P-8 que participava nas buscas detectou “batidas na região a cada 30 minutos. Quatro horas depois, um sonar adicional foi ativado e as batidas ainda eram ouvidas”.
“Aviões canadenses P-3 detectaram ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações de um ROV (sigla em inglês para veículo operado de maneira remota) foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos”, anunciou.
As buscas com o veículo operado de maneira remota não apresentaram resultados até o momento, mas continuam, acrescentou a Guarda Costeira.
Além das batidas, “sinais acústicos adicionais foram ouvidos que ajudarão a direcionar os recursos de superfície, enquanto persiste a esperança de encontrar sobreviventes”, informou a CNN Internacional, que teve acesso a um documento interno do governo americano.
O anúncio da detecção de ruídos foi o sinal mais esperançoso da possibilidade de resgate das cinco pessoas a bordo do Titan, da empresa OceanGate.
Barcos e aviões dirigem-se ao local para reforçar a grande operação de busca das Guardas Costeiras dos EUA e do Canadá.
O Pentágono anunciou o envio de um terceiro avião C130 e três C-17, enquanto um robô submarino.