Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta terça-feira (11), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que será “um absurdo” se a aliança militar do ocidente Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) não oferecer ao seu país a candidatura.
Alguns países membros estão residentes com a entrada da Ucrânia na Otan. Russos já afirmaram que a entrada da Ucrânia na aliança militar desencadearia a Terceira Guerra Mundial.
Os líderes de todos os países membros da Otan estão reunidos nesta terça na Lituânia para uma das principais cúpulas do bloco, que vai avaliar a entrada da Suécia e da Ucrânia na aliança militar.
CONFIRA A DECLARAÇÃO COMPLETA DE ZELENSKY
“Valorizamos nossos aliados. Valorizamos nossa segurança compartilhada. E sempre apreciamos uma conversa aberta.
A Ucrânia estará representada na cúpula da OTAN em Vilnius. Porque se trata de respeito.
Mas a Ucrânia também merece respeito. Agora, a caminho de Vilnius, recebemos sinais de que certas redações estão sendo discutidas sem a Ucrânia.
E gostaria de enfatizar que esta redação é sobre o convite para se tornar membro da OTAN, não sobre a adesão da Ucrânia.
É sem precedentes e absurdo quando o prazo não é definido nem para o convite nem para a adesão da Ucrânia. Ao mesmo tempo, palavras vagas sobre “condições” são adicionadas mesmo para convidar a Ucrânia.
Parece que não há disposição nem para convidar a Ucrânia para a OTAN nem para torná-la membro da Aliança.
Isso significa que uma janela de oportunidade está sendo deixada para negociar a adesão da Ucrânia à OTAN nas negociações com a Rússia. E para a Rússia, isso significa motivação para continuar seu terror.
Incerteza é fraqueza. E vou discutir isso abertamente na cúpula”.