Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O líder norte-coreano Kim Jong-un foi fotografado usando um telefone dobrável durante o lançamento do míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasong-18 na quarta-feira (12).
As fotos publicadas na quinta-feira (13) pelo jornal oficial Rodong Sinmun mostram o que parecia ser um telefone dobrável prateado com uma capa de couro preta. O telefone é semelhante aos dispositivos Galaxy Z Flip da Samsung ou aos telefones Huawei Pocket S da China.
A origem do telefone é desconhecida, mas é provável que tenha sido contrabandeado para o país. As sanções da ONU proíbem a Coreia do Norte de importar ou exportar aparelhos eletrônicos.
Kim Jong-un é conhecido por seu apreço pelos eletrônicos e tem sido fotografado usando produtos da Apple, como iPads e MacBooks.
Teste do míssil mais sofisticado
Os meios de comunicação estatais norte-coreanos anunciaram nesta quinta-feira que o projétil lançado na véspera foi um Hwasong-18, o míssil balístico intercontinental (ICBM) do regime que funciona com combustível sólido e que é sua arma de longo alcance mais sofisticada.
O projétil caiu na água após voar cerca de 75 minutos, segundo autoridades japonesas.
O Hwasong-18, que lançado em um ângulo normal tem capacidade potencial para atingir qualquer continente, exceto a América do Sul, funciona com combustível sólido em vez de combustível líquido, que usam o resto dos ICBM do regime.
Kim Jong-un diz que teste busca reforçar a autodefesa do país
Kim Jong-un disse que este último teste visa reforçar as capacidades de autodefesa do país contra “o desastre da guerra nuclear” e o que considera provocações de Seul e Washington, segundo a KCNA.
O líder norte-coreano garantiu que seu regime lançará “ofensivas militares mais contundentes até que os imperialistas americanos e as marionetas traidoras sul-coreanas admitam a derrota de sua inserviável política hostil contra a República Popular Democrática de Coreia (nome oficial da Coreia do Norte)”.
As fotos do Rodong mostram Kim presenciando o lançamento na companhia da primeira-dama norte-coreana Ri Sol-ju, de Jo Yong-won, um dos membros do presidium do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, e de Kim Jong-sik, um figura de peso no desenvolvimento do programa de mísseis norte-coreano.