Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta terça-feira (18), a Rússia atacou portos ucranianos. O ataque acontece um dia após o país de Vladimir Putin sair de um acordo apoiado pela ONU e pela Turquia para permitir que a Ucrânia exportasse grãos.
A Rússia reivindicou ganhos no campo de batalha em uma área onde autoridades da Ucrânia disseram que as forças russas estavam voltando à ofensiva.
O Governo Putin descreveu uma onda de ataques com mísseis e drones nos portos da Ucrânia como “ataques de vingança em massa” em retaliação aos ataques de drones marítimos ucranianos que derrubaram sua ponte para a Crimeia.
Logo depois que a ponte foi atingida na segunda (17), a Rússia se retirou do acordo de exportação de grãos.
A queda de destroços e as ondas de explosão danificaram várias casas e infraestrutura portuária não especificada no principal porto da Rússia, Odessa, segundo o comando militar operacional do sul da Ucrânia.
As autoridades locais em Mykolaiv, outro porto, descreveram um incêndio grave.
Os ataques aos portos fornecem “mais uma prova de que o país-terrorista quer colocar em risco a vida de 400 milhões de pessoas em vários países que dependem das exportações de alimentos ucranianos”, afirmou Andriy Yermak, chefe da equipe presidencial da Ucrânia.