Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo dos EUA suspendeu o financiamento do Instituto de Virologia de Wuhan após uma revisão de meses que determinou que o instituto de pesquisa chinês “não está em conformidade com os regulamentos federais e não é atualmente responsável”.
A informação consta em memorando do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do país (HSS), obtido pela Bloomberg.
O HHS, que conduziu a revisão, também propôs impedir o Instituto Wuhan de fazer negócios com o governo dos EUA daqui para frente, de acordo com o memorando.
O Instituto de Virologia de Wuhan não recebe nenhum financiamento federal dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA desde julho de 2020, segundo um porta-voz do HHS.
A determinação veio depois que o Instituto de Virologia não forneceu os documentos solicitados aos Institutos Nacionais de Saúde em meio a preocupações de segurança relatadas no laboratório.
“Esta ação visa garantir que o WIV não receba outro dólar de financiamento federal”, disse um porta-voz do HHS em comunicado.
“A mudança foi realizada devido à falha do WIV em fornecer documentação sobre a pesquisa do WIV solicitada pelo NIH relacionada a preocupações de que o WIV violou os protocolos de biossegurança do NIH”.
No memorando, o subsecretário adjunto para aquisições do HHS conclui que o “desrespeito aos pedidos do NIH” do Instituto de Virologia de Wuhan e a conclusão do NIH de que a pesquisa do instituto provavelmente violou os protocolos de biossegurança apresentam um risco de que o instituto “não apenas violou anteriormente, mas está violando atualmente , e continuará a violar os protocolos do NIH sobre biossegurança”.
“Portanto, determinei que a suspensão imediata do WIV é necessária para mitigar qualquer risco potencial à saúde pública”, diz o memorando.
No começo do ano, o Governo Biden aprovou a averiguação de possíveis ligações entre o Instituto de Virologia de Wuhan – que estuda o coronavírus –, e a propagação da Covid-19.
A cidade de Wuhan foi considerada o epicentro da pandemia da covid-19, a partir de 2019.
A comunidade de inteligência dos EUA ainda não chegou a uma conclusão sobre a origem do vírus.
A China já impediu que cientistas internacionais explorassem livremente todas as hipóteses de como o vírus surgiu no país.
As autoridades chinesas também alegam que o vírus não surgiu dentro das fronteiras do país.