Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu hoje um escudo aéreo para proteger a Ucrânia dos mísseis russos. Ele também exortou a comunidade internacional a não se acostumar com o “terror” russo.
“A Ucrânia precisa de um escudo aéreo completo – esta é a única maneira de derrotar o terror dos mísseis russos”, escreveu Zelensky em uma mensagem no Telegram.
Ele acrescentou que a Ucrânia já mostrou que é capaz de abater “até mesmo os mísseis russos dos quais os terroristas se gabam”.
“Mas precisamos de mais sistemas de defesa aérea para todo o nosso território, para todas as nossas cidades e comunidades. O mundo não deve se acostumar com o terror russo: o terror deve ser derrotado. E é possível!”, insistiu.
O Centro de Imprensa Militar da Ucrânia informou hoje que dez civis foram mortos e outros 43 feridos em ataques no sábado contra dez regiões da Ucrânia. As forças russas abriram fogo contra 133 assentamentos e 141 objetos de infraestrutura.
Uma pessoa foi morta e outras 22 ficaram feridas, incluindo quatro menores, no último ataque noturno na região de Odessa. As forças russas lançaram 19 mísseis de cinco tipos na noite passada: quatro Kalibr, cinco Onyx, três Kh-22, cinco Iskander-K e dois Iskander-M, dos quais a defesa aérea ucraniana conseguiu derrubar nove.
Enquanto isso, uma pessoa foi morta e quatro ficaram feridas como resultado de um ataque das forças russas a um vilarejo na região de Sumi, enquanto uma mulher foi morta em outro ataque em Kupiansk, na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia.
“Os terroristas russos voltaram a atacar com artilharia a população civil da região de Sumi. Por volta das dez horas da manhã, uma das aldeias da comunidade de Krasnopil foi atacada. 14 explosões foram registradas. De acordo com dados preliminares, como resultado dos bombardeios, uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas de gravidade variável”, disse o comunicado.
Os feridos foram levados para um centro médico. Casas e instalações civis foram danificadas no ataque, acrescentou o relatório.
A agência Ukrinform informou que as forças russas bombardearam quatro assentamentos em quatro comunidades na região de Sumi, ao longo da fronteira com a Rússia. Especificamente, houve explosões nas comunidades de Bilopollia, Velika Pisarivka, Seredino-Buda e Shaligine.
Enquanto isso, a administração militar regional de Kharkiv informou que as forças russas “rebombardearam a cidade de Kupiansk mais uma vez” e que “uma mulher de 57 anos morreu como resultado de ataques inimigos”.
Além disso, o ataque causou danos a 25 monumentos arquitetônicos no centro histórico de Odessa, patrimônio mundial da UNESCO, incluindo a Catedral da Transfiguração, restaurada em 2007.