Mundo

Filipinas, Malásia e Índia acusam China de roubar seus territórios

Foto: Divulgação/Ministério dos Recursos Naturais da China

Índia, Filipinas e Malásia se irritaram com a divulgação do ‘novo mapa’ da China. De acordo com a ditadura comunista, ele corrige o “mapa problemático” que deturpava as suas fronteiras territoriais.

Os três gigantes asiáticos acusam os chineses de reivindicar os seus territórios.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a Filipinas, o mapa é “a mais recente tentativa de legitimar a suposta soberania e jurisdição da China sobre as características e zonas marítimas das Filipinas e não tem base no direito internacional”.

Já a Índia criticou a inclusão em território chinês do estado indiano de Arunachal Pradesh, que é uma região contestada pelos chineses como porte da região autônoma do Tibete, e do planalto Aksai-Chin, localizado em Caxemira e é uma disputa entre Índia e Paquistão e uma pequena parte é administrada pela China.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Malásia também disse que seu país é consistente na sua posição de rejeitar as reivindicações de soberania de qualquer parte estrangeira sobre as suas características marítimas.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse que as revisões se tratam de um exercício rotineiro de soberania legal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele ainda pediu que “as partes relevantes possam permanecer objetivas e calmas e evitar interpretar excessivamente a questão”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile