Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um alto funcionário israelense confirmou ao The Times of Israel que Jerusalém retomou o fornecimento de água à Faixa de Gaza depois de desligá-lo após o ataque terrorista do Hamas no último sábado. A decisão foi divulgada pelo Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, que disse à CNN que os seus homólogos israelitas o informaram da medida na última hora.
A decisão de retomar o fornecimento de água foi tomada após pressão internacional, incluindo dos EUA, da União Europeia e da ONU. O corte no fornecimento de água havia sido criticado por causar sofrimento à população civil de Gaza, que já vive em condições precárias.
Um legislador dos EUA disse ontem ao The Times of Israel que um alto funcionário israelense lhes havia indicado que Jerusalém permitirá a entrada de alimentos, água e remédios em Gaza. No entanto, Israel não se comprometeu a permitir a entrada de eletricidade e fornecimento de combustível em Gaza, que, segundo eles, não estão abrangidos pelas mesmas regras das leis de conflitos armados.
A decisão de retomar o fornecimento de água é um sinal de que Israel está se preparando para uma operação terrestre em Gaza. O país já enviou mais tropas para a região e tem realizado ataques aéreos contra alvos do Hamas.