Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em meio ao conflito em Gaza, Israel evacuou nesta quinta-feira (19) várias de suas embaixadas no Oriente Médio, incluindo suas representações diplomáticas na Turquia, no Bahrein e no Marrocos. A embaixada na Jordânia foi evacuada no início da guerra.
Segundo uma fonte próxima ao caso, a evacuação dos diplomatas na Turquia se dá por medida de segurança. “Trata-se de uma medida temporária, que será de curta duração”, disse a fonte, que não quis ser identificada.
Israel pediu na quarta-feira a seus cidadãos que saíssem da Turquia o mais rápido possível, por segurança, citando “ameaças terroristas” crescentes no exterior.
O alerta de segurança para os viajantes israelenses na Turquia foi elevado ao nível 4, o mais alto. Israel e Turquia retomaram no ano passado suas relações diplomáticas após uma década.
O conflito em Gaza, que está sob bombardeio e bloqueio israelense desde 7 de outubro, começou quando o grupo terrorista Hamas iniciou a Operação Enxurrada de Al-Aqsa, um ataque-surpresa multifacetado que incluiu lançamentos de foguetes e infiltrações em Israel por terra, mar e ar.
A incursão foi em retaliação à invasão da Mesquita de Al-Aqsa e à crescente violência por israelenses. Em resposta, o Exército israelense lançou a Operação Espadas de Ferro contra alvos do Hamas na Faixa de Gaza.
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, garantiu às tropas do país que uma incursão na Faixa de Gaza acontecerá em breve. O político, que conversou com soldados que estão posicionados perto da fronteira com a Faixa de Gaza, pediu a todos que se preparassem para a operação.
Segundo a NBC News, Gallant teria dito às tropas que elas poderão ver Gaza “de dentro” em um futuro próximo.