Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O estado de saúde do Papa Francisco é bom e estável, não tem febre e a sua situação respiratória está a melhorar, depois de um “problema de inflamação pulmonar” o ter impedido de rezar o Angelus na Praça de São Pedro este domingo.
“O estado de saúde do Papa é bom e estável, não tem febre e a sua situação respiratória está claramente a melhorar”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, explicando que a tomografia computadorizada a que foi submetido no sábado passado “descartou pneumonia”.
Hoje, Francisco recebeu em audiência o presidente do Paraguai, Santiago Peña, na sua residência na Casa de Santa Marta, algo completamente inusitado, o que só aconteceu em raras ocasiões, segundo fontes do Vaticano.
“Confirmo que a tomografia computadorizada descartou pneumonia, mas mostrou inflamação pulmonar que causou algumas dificuldades respiratórias. Para um tratamento mais eficaz, foi colocada uma cânula com agulha para infusão de antibióticos intravenosos”, disse Bruni.
Compromissos importantes adiados
O porta-voz acrescentou que “para facilitar a recuperação do Papa, alguns compromissos importantes previstos para estes dias foram adiados para que ele possa dedicar-lhes o tempo e a energia que deseja”.
“Outros, de caráter institucional ou mais fáceis de suportar dado o seu atual estado de saúde, permaneceram no local”, como aconteceu com a audiência de Peña.
Entre os compromissos confirmados está um encontro com os bispos que fazem parte da Conferência Episcopal Espanhola (CEE). Esta terça-feira, o Papa receberá os prelados espanhóis, convidados pelo Dicastério para o Clero e os Seminários, com o objetivo de abordar as conclusões do trabalho realizado pelos bispos que visitaram os seminários de Espanha no início deste ano.
No momento não se sabe quais outros eventos poderão ser realizados nos próximos dias. Em particular, há incerteza em torno da viagem do Dubai agendada de sexta-feira, 1 de dezembro, a domingo, 3 de dezembro, para a cimeira COP 28 sobre alterações climáticas.
“Não posso olhar pela janela”
“Hoje não posso olhar pela janela porque tenho este problema de inflamação pulmonar”, disse Francisco na transmissão ao vivo do Angelus na televisão do Vaticano este domingo, depois de ter cancelado os seus compromissos de sábado devido a um “leve quadro de gripe”, segundo o jornal L’Osservatore Romano.
Nas imagens podia-se observar que na mão direita Francisco carregava um remendo e dois acessos para linhas intravenosas, enquanto recitava o Angelus sentado no altar da capela.
Agenda cancelada
Este sábado, o Vaticano anunciou que a agenda prevista para o pontífice foi cancelada: “As audiências do Santo Padre marcadas para esta manhã estão canceladas devido a um ligeiro quadro de gripe”, indicou o breve comunicado da Santa Sé.
Mais tarde, Francisco foi submetido a uma tomografia computadorizada para descartar o risco de complicações pulmonares no hospital Gemelli Isola, em Roma: “O teste deu negativo e o Papa regressou à Casa Santa Marta”, informou então o Vaticano.