Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

papa via sacra
(Vaticano)

Mundo

Papa Francisco aparece cansado e com dificuldade para respirar na audiência semanal

O papa Francisco presidiu sua audiência pública semanal no Vaticano na quarta-feira, 29 de novembro, mas disse que ainda não estava bem e pediu a um assessor que lesse seus comentários um dia depois de cancelar uma viagem ao exterior.

O pontífice argentino, de 86 anos, parecia cansado e com dificuldade para respirar diante da audiência no Vaticano, a quem disse: “Com esta gripe, ainda não estou bem”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O pontífice argentino, que completará 87 anos no dia 17 de dezembro e a quem falta parte de um pulmão desde jovem, tossiu perto do final do evento de uma hora de duração, enquanto fazia alguns comentários finais. Ele então se levantou de sua cadeira no palco e abençoou os presentes.

Com uma voz fraca, pouco mais que um sussurro, Francisco disse aos presentes que “já que não estou bem”, a leitura do seu discurso não soaria “bonita”. Ele então entregou o discurso impresso a um assessor.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo o Vaticano, o pontífice sofre de inflamação pulmonar.

Pedido para continuar a trégua em Gaza

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O papa, que sofre de inflamação pulmonar, não leu o catecismo e as saudações aos fiéis, mas quis ler o apelo para pedir a paz na guerra na Faixa de Gaza e na Ucrânia.

“Francisco apelou a que a trégua no conflito em Gaza continue para que todos os reféns possam continuar a ser libertados e a ajuda humanitária possa continuar”, durante a audiência geral realizada na sala de aula Paulo VI.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Continuemos a rezar pela grave situação em Israel e na Palestina. Pela paz, por favor. Espero que a trégua em curso no país continue para a libertação de todos os reféns e o acesso à ajuda humanitária necessária”, disse Francisco com voz fraca.

“Não há água, não há pão. As pessoas sofrem”, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Explicou que contactou a paróquia católica de Gaza, onde centenas de pessoas se refugiam, e lhe disseram que “não há água, que falta pão” e acrescentou: “As pessoas estão sofrendo. As pessoas simples, as pessoas da cidade, sofrem”.

E depois garantiu que os únicos que não sofrem com a guerra são um grupo “que ganha muito: os fabricantes de armas, ganham muito dinheiro à custa da morte dos outros”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Francisco aproveitou as audiências e o angelus desde o início do conflito para pedir a paz e durante a oração do último domingo celebrou que “finalmente há uma trégua entre Israel e a Palestina e alguns reféns foram libertados”.

“Rezemos para que todos se tornem assim o mais rapidamente possível: pensemos nas suas famílias. Que haja mais ajuda humanitária em Gaza e que insistamos no diálogo: é a única forma, a única forma de ter paz. Quem não quer o diálogo não quer a paz”, indicou o Papa na mensagem lida pelo seu colaborador.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Exposição de circo e recepção celta

Embora tenha sido anunciado esta terça-feira que o Papa vai cancelar a sua viagem ao Dubai para participar na cimeira do clima COP 28 após conselho dos médicos, o pontífice argentino manteve ontem alguns eventos na sua agenda como o encontro com os bispos espanhóis ou com um grupo de vítimas de abuso da França e realizou a audiência hoje.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, hoje o Papa desfrutou de uma breve exposição dos artistas circenses participantes do Festival de Talentos da Itália e agradeceu “este momento de alegria” e garantiu que o circo “expressa uma dimensão da alma humana”.

Francisco divertiu-se durante a atuação dos acrobatas, malabaristas e palhaços que se apresentavam à sua frente e depois valorizou a “dimensão da alma humana” do circo “a da alegria livre e simples feita com a mística do jogo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Estou muito grato a estas meninas, a estes meninos, que nos fazem rir, mas são um exemplo de treino muito duro, porque para poder fazer o que fazem lá é um treino forte, muito forte”, disse o papa, que pediu por aplausos para eles.

Recebeu também o clube de futebol escocês Celtic, que esta terça-feira perdeu em Roma frente à Lazio (2-0), numa audiência privada na qual lhes dedicou algumas palavras sobre a importância do espírito desportivo acima da vitória em si.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Recebeu também o clube de futebol escocês Celtic , que esta terça-feira perdeu em Roma frente à Lazio (2-0), numa audiência privada na qual lhes dedicou algumas palavras sobre a importância do espírito desportivo acima da vitória em si.

“Bom Dia. Desculpe, com esse resfriado não posso falar muito, mas me sinto melhor que ontem. Eu queria dizer uma coisa. No esporte talvez o mais bonito seja a liberdade, aquela beleza de jogar junto ”, comentou em italiano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Por favor, nunca percam o amadorismo, onde o desporto é pelo desporto. Isso significa muito. Eu agradeço por isso. Não importa se você ganha ou não, não importa. Todos lutam para vencer, mas a vitória não é o fim, pode ser uma derrota. A vitória passa por jogarmos juntos, jogando em equipe ”, acrescentou o pontífice.

O Papa cumprimentou um a um os membros da expedição escocesa que compareceram ao encontro e, pouco antes de se despedir, pediu-lhes que na próxima vez lhe trouxessem a especialidade escocesa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Cheguei ao meu conhecimento que vocês têm uma especialidade muito importante na sua terra, um “leite” especial (referindo-se ao ‘uísque’ escocês)… Um pouquinho está bem!”, afirmou.

Viagem para Dubai cancelada

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Vaticano anunciou terça-feira que os médicos pediram ao papa que cancelasse uma viagem de três dias para participar na conferência climática das Nações Unidas , conhecida como COP28, no Dubai. A viagem teria começado na sexta-feira e o papa estaria de volta a Roma no domingo.

Francisco, que fez do cuidado com o meio ambiente uma prioridade do seu papado, queria participar de alguma forma na Conferência das Partes nos Emirados Árabes Unidos, segundo o Vaticano. Não ficou claro se ele poderia ler seu discurso por videoconferência ou estar presente de alguma outra forma.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo o Vaticano, o pontífice aceitou o pedido dos médicos “com grande pesar”.

O papa foi hospitalizado no início deste ano recebendo antibióticos intravenosos para tratar o que o Vaticano relatou como bronquite.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo a Santa Sé, o papa está recebendo antibióticos intravenosos para curar a gripe. Numa aparição televisiva no domingo, uma cânula intravenosa pôde ser vista em sua mão direita. Francisco foi submetido a uma tomografia computadorizada num hospital de Roma em 25 de novembro, que descartou pneumonia, observou ele.

(Com informações da AP e EFE)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

Mundo

Mais de uma centena de residentes de Gaza morreram e outros 700 ficaram feridos em um caótico incidente durante a distribuição de alimentos e...

uspeitos de matar PM e filha em S uspeitos de matar PM e filha em S

São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo identificou os três suspeitos de envolvimento nas mortes do policial militar Anderson de Oliveira Valentim, de 46 anos,...

Capa

A Avenida Paulista, em São Paulo, foi tomada por milhares de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (25) em um ato em defesa...

Brasil

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte está oferecendo uma recompensa de R$ 15 mil por...

Últimas Notícias

Novos dados divulgados  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 23, apontam um crescimento significativo no número de pessoas vivendo em...

Brasil

Apesar do progresso nas últimas décadas, o Brasil ainda enfrenta um desafio significativo no quesito saneamento básico: mais de 1,2 milhão de pessoas (0,6%...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Casal Braiscompany

Últimas Notícias

A Polícia Federal (PF) confirmou a prisão de Antônio Inácio da Silva Neto, conhecido como Antônio Ais, e sua esposa, Fabrícia Farias, na Argentina...

Brasil

A caçada aos dois criminosos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) no dia 14 de fevereiro ganhou novos capítulos nesta quinta-feira (29)....

Brasil

Nesta quinta-feira (29), dois homens foram presos na Baixada Fluminense sob a suspeita de terem assassinado o ator Edson Caldas Barboza, desaparecido desde o...

Brasil

As cheias recordes do Rio Acre atingiram 80% da cidade de Brasiléia, a cerca de 230 km da capital Rio Branco, e podem ter...

Brasil

O miliciano conhecido como “Pet” foi preso na tarde desta quinta-feira (29) no Rio de Janeiro (RJ). Peterson Luiz de Almeida era comparsa do...

Tarcísio Tarcísio

Últimas Notícias

O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, liderado pela Comporte, holding brasileira ligada à família Constantino, fundadora da Gol, venceu o leilão para a construção...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO