Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo do Reino Unido anunciou na segunda-feira (29) a proibição de vapes descartáveis, citando um “aumento alarmante” no número de jovens que os utilizam.
Também haverá novas restrições sobre como os vapes podem ser embalados e exibidos, bem como os sabores disponíveis.
Cigarros eletrônicos descartáveis e coloridos, que são usados uma vez e descartados, proliferaram no Reino Unido e em outros países nos últimos anos.
Apontando para o conteúdo de nicotina tipicamente presente em muitos vapes, o governo do Reino Unido alertou na segunda-feira que a abstinência da substância pode causar “ansiedade, dificuldade de concentração e dores de cabeça. Embora o vape possa desempenhar um papel em ajudar fumantes adultos a parar, crianças nunca devem usar vapes.”
É ilegal vender vapes para consumidores menores de 18 anos no Reino Unido, mas de acordo com dados do governo, 9% dos jovens de 11 a 15 anos os utilizam. O número de crianças que usam vapes triplicou nos últimos três anos, afirmou o governo.
Lojas que vendem vapes para menores enfrentarão multas mais altas.
Os ativistas também destacaram o impacto ambiental dos vapes, que são difíceis de reciclar e contêm líquidos perigosos e baterias de lítio inflamáveis.
Cinco milhões de vapes descartáveis são jogados fora por semana, equivalentes às baterias de lítio de 5.000 veículos elétricos ao longo do ano, disse o governo.
Alex Robinson, CEO da organização sem fins lucrativos Hubbub, afirmou que os vapes descartáveis são um “desastre ambiental” por serem dispositivos elétricos de plástico de uso único.
A medida contra os vapes faz parte de uma repressão mais ampla no Reino Unido, que deve tornar ilegal a venda de qualquer produto do tabaco para qualquer pessoa nascida em ou após 1º de janeiro de 2009.