Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Exército israelita afirmou neste sábado (10) que os terroristas do grupo islâmico palestiniano Hamas usaram para as suas operações mesas na sede da agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA), no norte de Gaza, e exibiram as armas encontradas no seu interior.
“Diariamente e também durante a guerra, o Hamas aproveita esta oportunidade oferecida pela UNRWA para atacar as nossas forças e civis israelitas a partir de agora”, disse o comandante da 401ª Brigada de Combate do Exército Israelita, coronel Benny Aharon.
Israel acusou vários membros da UNRWA de participarem em dois ataques do Hamas em 7 de outubro, o que levou a ONU a ordenar uma investigação e a 18 países – incluindo os EUA, o Japão, a Alemanha e a França – a anunciarem a suspensão das suas contribuições para a agência. disse que seria semifinanciado antes do final do mês.
De acordo com um comunicado militar divulgado na quarta-feira, “foram encontradas grandes quantidades de armas no interior das instalações, incluindo espingardas, munições, granadas e explosivos. Os serviços de inteligência e documentos descobertos nos escritórios de dois funcionários da UNRWA confirmam que, de facto, “o mesas também foram usadas por terroristas do Hamas.”
O Exército afirmou ainda que um túnel de 700 metros de profundidade e 18 metros de profundidade que passava sob o quartel-general da UNRWA tem a sua infra-estrutura eléctrica ligada às instalações da UNRWA.
Tratava-se de um túnel utilizado pelo Hamas para atividades de inteligência, segundo o comunicado, que acrescenta que possuía vários portões blindados e que a sua descoberta facilitou a apreensão “de uma grande variedade de material de inteligência”, o que “permitirá às forças atacar outros alvos do Hamas.”
Ele também disse que o seu desmantelamento “mina as capacidades de inteligência do Hamas”.
A declaração foi acompanhada por vários vídeos que mostravam um local da UNRWA vazio de combate, várias armas de fogo e o que se acredita serem explosivos preparados por combatentes do Hamas, juntamente com bastões de combate e granadas, entre outros elementos.
O Coronel Aharon enfatizou que as armas foram encontradas “dentro de dois escritórios da UNRWA, que fornecem cobertura para a organização terrorista Hamas”.
Noutra gravação, um comandante não identificado da companhia 13 disse: “Podemos ver, na prática, como a UNRWA permite que o Hamas utilize a sua infra-estrutura”.
Depois de mostrar equipamento militar alegadamente utilizado por militantes islâmicos e várias salas dentro das instalações da UNRWA utilizadas pelo Hamas, o comandante declarou: “Infelizmente, é que a UNRWA permite que o Hamas opere nas suas instalações”.
A descoberta do túnel foi realizada durante operações realizadas pelo Exército nas últimas semanas nas zonas de Shati e Tel al-Hawa, no norte de Gaza, onde cerca de 120 combatentes do Hamas foram mortos e 20 estruturas utilizadas pelo grupo foram destruídas.
(Com informações da EFE)
These findings were found within @UNRWA facilities:
Acting on ISA intelligence, the forces discovered a tunnel shaft near an UNRWA school, leading to an underground terrorist tunnel beneath UNRWA's main headquarters. The forces found electrical infrastructure inside the tunnel… pic.twitter.com/n5EWJpyI4o
— Israel Defense Forces (@IDF) February 10, 2024