Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O magnata Elon Musk desembarcou neste domingo (19) na turística ilha indonésia de Bali para participar do lançamento do serviço de internet via satélite Starlink, de sua empresa SpaceX, no arquipélago asiático.
O bilionário CEO da Tesla e proprietário da plataforma social X chegou em um jato particular à idílica “ilha dos deuses”, famosa por suas praias tropicais, terraços de arroz, templos místicos e coloridas oferendas espirituais.
“Esta colaboração é uma maneira de impulsionar a igualdade em todas as províncias da Indonésia (…) Para que a população de áreas remotas possa desfrutar do mesmo acesso rápido à informação que as pessoas que vivem nas cidades”, destaca um comunicado divulgado hoje pelo ministério de Comunicação da Indonésia.
Musk pousou em Bali neste domingo, onde foi recebido pelo ministro de Coordenação para Assuntos Marítimos da Indonésia, Luhut B. Pandjaitan, e em sua agenda está previsto inaugurar hoje o serviço em uma cerimônia em um centro de saúde de Denpasar (capital de Bali) com o presidente saindo do país, Joko Widodo.
O proprietário da X (anteriormente Twitter), Tesla e SpaceX também assinará um acordo para impulsionar a conectividade dos setores de saúde e educação do país, segundo afirmou o ministro indonésio.
Honored to launch @Starlink in Indonesia! pic.twitter.com/cAHRxm3jvn
— Elon Musk (@elonmusk) May 19, 2024
A Indonésia se torna assim o terceiro país do Sudeste Asiático em que o Starlink está operacional, após Malásia e Filipinas.
A rede de internet Starlink de Musk é uma peça fundamental das conexões na Ucrânia, com a infraestrutura crítica atacada, e onde é valorizada como um canal seguro e estável de comunicação no Exército ucraniano, além da população.
Da mesma forma, o Starlink se expandiu na Amazônia brasileira, cada vez mais popular entre a população da maior floresta tropical do mundo, que o excêntrico bilionário defendeu para conectar milhares de escolas em áreas rurais e “monitorar” a desflorestação.
Na Indonésia, arquipélago de mais de 17.000 ilhas e mais de 270 milhões de habitantes, a rede “ajudará especialmente aqueles que ainda carecem de acesso a serviços de internet” para que “os indonésios possam desfrutar de conexões à internet confiáveis e de confiança”, aponta o comunicado do ministério de Comunicação do país.
“Nossas regiões remotas precisam do Starlink para expandir os serviços de Internet de alta velocidade, especialmente para ajudar com os problemas nos setores de saúde, educação e mar”, disse Pandjaitan aos jornalistas antes da cerimônia em Denpasar.
O ministro de Comunicações e Informática, Budi Arie Setiadi, disse anteriormente que os provedores locais de Internet, que dependem de estações transceptoras básicas para transmitir sinais, não podem chegar às ilhas exteriores porque têm cobertura limitada. Os satélites do Starlink, que permanecem em órbita baixa, os ajudarão a oferecer velocidades de Internet mais rápidas com cobertura nacional.
Durante sua primeira visita pessoal a Bali, Musk também está previsto para participar do 10º Fórum Mundial da Água, que busca abordar os desafios globais da água e saneamento.
Musk falou em 2022 no fórum empresarial B-20 antes de uma cúpula do Grupo dos 20 principais economias que ocorreu em Bali. Ele se juntou à conferência por videoconferência semanas depois de concluir a aquisição do Twitter.
A visita de Musk ocorre poucas semanas depois que o CEO da Apple, Tim Cook, se encontrou com Widodo em 17 de abril e disse que a empresa “analisaria” a fabricação na Indonésia. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, visitou o país em 30 de abril e disse que a empresa investiria 1,7 bilhão de dólares nos próximos quatro anos em uma nova infraestrutura de nuvem e inteligência artificial na Indonésia.
Indonésia, sob o mandato de Widodo, tem promovido o desenvolvimento dos setores de tecnologia digital e informação, com o objetivo de alcançar a Visão Indonésia Dourada 2045 do governo. O país espera se tornar uma das cinco principais economias do mundo com um PIB de até 9 trilhões de dólares, exatamente um século após se tornar independente dos colonizadores holandeses.