Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Eslovênia reconheceu um Estado da Palestina nesta terça-feira (04), depois que seu parlamento votou esmagadoramente a favor da medida. A decisão ocorre uma semana depois de Espanha, Noruega e Irlanda também terem reconhecido um Estado palestino.
O governo da Eslovénia aprovou na semana passada uma moção para reconhecer um Estado da Palestina e enviou a proposta ao parlamento para aprovação final, necessária para que a decisão entrasse em vigor.
O Parlamento da Eslovênia votou nesta terça-feira com 52 a favor e ninguém contra o reconhecimento da Palestina no parlamento de 90 assentos. Os demais legisladores não estiveram presentes para a votação.
A decisão da Eslovénia ocorreu dias depois de Espanha, Noruega e Irlanda terem reconhecido um Estado palestiniano, que foi condenado por Israel. Anteriormente, apenas sete membros dos 27 países da UE reconheciam oficialmente um Estado palestiniano.
5 deles são países do antigo bloco de Leste que anunciaram o reconhecimento em 1988, tal como Chipre, antes de aderirem à UE. O reconhecimento da Suécia veio em 2014.
O principal partido da oposição da Eslovénia, o Partido Democrático Esloveno, opõe-se ao reconhecimento. O partido de direita exigiu um referendo sobre a questão que atrasaria a votação, mas na terça retirou a candidatura.