Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As Forças Armadas da Ucrânia anunciaram que atingiram com sucesso um sistema de mísseis russo S-300 usando armas fornecidas pelo Ocidente dentro do território russo pela 1ª vez. “Queima lindamente. É um S-300 russo. Em território russo. Os primeiros dias após a permissão para usar armas ocidentais em território inimigo”, disse a ministra do governo ucraniano, Iryna Vereshchuk, no Facebook, ao lado de uma foto que supostamente mostrava o ataque.
Isto ocorre poucos dias após o presidente dos EUA, Joe Biden, ter autorizado a Ucrânia a realizar ataques limitados com armas americanas no território russo ao redor de Kharkiv, depois que vários países europeus retiraram as restrições sobre o uso dessas armas. Ainda não está claro se as armas utilizadas no ataque mencionado por Vereshchuk foram fornecidas pelos EUA.
A Ucrânia implorou durante meses para os EUA lhe permitisse atacar alvos em solo russo com armas dos EUA, enquanto Moscou lançava um brutal ataque aéreo e terrestre a Kharkiv, seguro de que as suas tropas poderiam recuar de volta ao solo russo para se reagrupar e as suas armas e depósitos não poderiam ser alvo de armas ocidentais.
A Ucrânia está autorizada a atacar apenas alvos nos arredores de Kharkiv, enquanto os EUA continuam firmes em não permitir que a Ucrânia utilize os mísseis de longo alcance ATACMS, capazes de atingir alvos a 300 quilômetros de distância.
A Ucrânia pode utilizar apenas mísseis de curto alcance GMLRS, que têm um alcance de aproximadamente 70 quilômetros.