Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram que estavam realizando uma nova operação contra o grupo terrorista palestino Hamas no centro da Faixa de Gaza nesta quarta-feira (05), após a inteligênciaisraelense localizar agentes terroristas e infraestrutura criminosa na área.
A ofensiva concentrou-se nas áreas orientais de Bureij e no leste de Deir al-Balah. As Forças de Defesa de Israel já haviam enfrentado o Hamas em Bureij, em janeiro, mas até agora não haviam operado na área de Deir al-Balah.
A 98ª Divisão das Forças de Defesa de Israel tinha sido até recentemente enviada para Jabaliya, no norte de Gaza. Antes disso, a divisão lutou contra o Hamas em Khan Younis, no sul da Faixa.
As Forças de Defesa de Israel disseram que a operação foi lançada após informações sobre agentes e infraestrutura pertencentes a grupos terroristas acima e abaixo do solo na área, a vários quilômetros da fronteira israelense.
Enquanto as tropas terrestres de Israel avançavam para as áreas leste de Bureij e leste de Deir al-Balah na noite de terça, uma grande onda de ataques aéreos foi realizada, visando depósitos de armas, infraestrutura subterrânea, edifícios usados por grupos terroristas e outros locais, afirmaram as Forças de Defesa de Israel.
Os militares israelenses ainda disseram que vários agentes do Hamas foram mortos nos ataques. Um outro ataque israelense com drones na noite de segunda teve como alvo um complexo do Hamas em Bureij, baseado em uma escola da ONU.
Segundo as IDF, vários agentes do Hamas estavam reunidos na escola Abu Alhilu da UNRWA quando o ataque foi realizado.
O complexo da escola foi usado pelo Hamas para planejar ataques contra as tropas que operavam na Faixa, segundo as FDI.
A nova ofensiva no centro de Gaza ocorreu enquanto as FDI continuavam a operar em Rafah, no sul de Gaza, e no Corredor Netzarim, logo ao norte de Bureij, onde o exército manteve presença.