Mundo

Rússia Ataca Kiev: Explosões Deixam 20 Mortos e Hospital Infantil em Ruínas

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Nesta segunda-feira (8), a Rússia lançou dezenas de mísseis contra cidades da Ucrânia, resultando em pelo menos 20 mortos e destruindo parte de um hospital infantil em Kiev, de acordo com fontes oficiais. Na capital ucraniana, pelo menos dez pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas.

Ataque a Kiev e Reação Internacional

O presidente polonês informou que Volodymyr Zelensky estava em Varsóvia antes de seguir para a cúpula da OTAN em Washington. Explosões foram ouvidas e fumaça negra foi vista saindo do centro de Kiev, segundo jornalistas da AFP. Imagens do centro médico infantil de Kiev mostraram pessoas cavando entre os escombros, fumaça subindo de um prédio destruído e médicos com roupas manchadas de sangue.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zelensky declarou que há um número indeterminado de pessoas presas sob os escombros do hospital infantil Okhmatdyt, sem confirmação imediata de mortos. O chefe da Administração Militar Regional, Serhiy Popko, informou que cinco crianças foram retiradas do prédio destruído para re-hospitalização. Vsevolod Dorofieiev, um veterano instrutor de uma unidade de médicos voluntários, confirmou mortos, mas sem detalhes se eram crianças ou adultos.

Zelensky destacou que o hospital infantil Okhmatdyt é um dos mais importantes da Europa, afirmando que a Rússia deve ser responsabilizada por seus crimes. Ele enfatizou a necessidade de uma resposta global e urgente contra as ações russas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Devastação em Kiev e Outras Regiões

Um prédio de dois andares do hospital foi parcialmente destruído, com janelas e portas quebradas e muros manchados de negro. Médicos e moradores ajudavam a remover escombros para buscar sobreviventes. O ataque forçou o fechamento e evacuação do hospital, com mães carregando seus filhos nas costas e outras esperando no pátio.

Popko relatou que fragmentos de um míssil danificaram sete distritos da capital, afetando edifícios de escritórios, garagens, carros e uma casa particular, além de provocar incêndios em residências e empresas. Os Serviços de Segurança da Ucrânia (SBU) afirmaram que Moscou utilizou um míssil estratégico de cruzeiro KH-101, contendo microeletrônica fabricada em países da OTAN.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ataques em Outras Cidades

Em outro ataque, pelo menos quatro pessoas morreram e três ficaram feridas após a queda de escombros no hospital de maternidade Isida, uma clínica privada em Kiev. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, relatou vozes sob os escombros de um edifício residencial danificado.

Desde a invasão em fevereiro de 2022, forças russas têm bombardeado repetidamente a capital ucraniana. O último grande ataque com drones e mísseis ocorreu no mês passado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Resposta e Apelo por Apoio

Zelensky apelou por uma resposta global para cessar os ataques russos. Em Kryvyi Rih, cidade natal de Zelensky, bombardeios causaram pelo menos 10 mortos e mais de 30 feridos. Em Dnipro, um arranha-céu e uma empresa foram danificados, com feridos relatados. Em Donetsk, três pessoas morreram em Pokrovsk.

O Ministério da Defesa russo afirmou que os ataques atingiram alvos militares e de defesa. Yermak, chefe da administração presidencial em Kiev, condenou os ataques contra civis e infraestrutura, chamando por uma resposta firme.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zelensky e outros oficiais ucranianos continuam pedindo mais sistemas de defesa antiaérea aos aliados, incluindo Patriots, para ajudar a repelir os bombardeios aéreos russos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile